Ativando WordPress Multisite (MU)

Também conhecido com WordPress network essa funcionalidade permite criar vários blogs na mesma instalação do WordPress, que compartilham plugins e temas, é uma das ferramentas mais avançadas do sistema, é como multiplicar o poder do WordPress por mil. Lembre-se de fazer backup da sua instalação. Para quem gosta de tutoriais rápidos, vamos direto ao passos.

Passo 1 – Habilite multisite no wp-config.php
Existem dois tipos de redes, que operam em subdomínios e subpastas, vamos tratar somente da segunda opção que é mais simples de ativar, acesse o link na referência para o tutorial completo. Cole o código abaixo na última linha do wp-config.php, salve e não feche o arquivo ainda.

/* Multisite */
define('WP_ALLOW_MULTISITE', true);

Passo 2 – Ative a rede pelo painel

Ferramentas -> Instalação da Rede
Ferramentas -> Instalação da Rede

Um novo item irá aparecer no seu painel, em Ferramentas -> Instalação da Rede. Vai pedir para você desativar os plugins antes de prosseguir.

Depois de ativada a rede você vai ter que colar dois trechos de códigos, um no wp-config.php e outro no .htaccess, que serão exibidos se tudo correr bem.

Passo 3 – Painel do administrador

Para instalar plugins, temas e atualizações surgiu um novo painel, chamado painel do administrador. Se você criar um blog para um usuário ele não vai poder instalar um plugin, sempre que você precisar instalar um plugin vai ter que acessar o painel da rede e depois voltar para o cada blog e ativar. Dica, se você usa o plugin BuddyPress vai ter que colar esse código no wp-config:


/* Enable BuddyPress Multisite*/
define ( 'BP_ENABLE_MULTIBLOG', true );

Referências

http://codex.wordpress.org/Create_A_Network – Página oficial que ensina a ativar a rede de blogs com muito mais informação, em inglês