Estrutura de Múltiplos WordPress Multi-Site

Uma instalação de WordPress é basicamente os arquivos do WordPress (wp-config, core, plugins, temas, uploads, etc.) e um banco de dados (tabelas prefixadas). Qualquer instalação precisa de um endereço de URL para ser acessada, que é uma instalação simples de WordPress.

Porém seria possível habilitar o multi-site nesta instalação (veja como habilitar o multi-site na documentação oficial ¹), basta ativar no wp-config, assim uma única instalação de WordPress pode ativar em uma URL vários subsites.


Em algumas situações podemos ter duas instalações de WordPress Multi-Site em duas URL diferentes, funcionando de forma independente. Cada instalação com seus arquivos e seu banco de dados.

Uma alternativa seria usar a mesma instalação de WordPress, mas com banco de dados diferentes, pois o serviço que mais consome recursos do servidor é o banco de dados, em bancos diferentes (até mesmo em servidores diferentes) temos mais segurança no caso de uma queda do serviço não derrubar a rede toda.

Em uma configuração mais avançada podemos fazer estas duas instalações diferentes usarem os mesmo arquivos e o mesmo banco de dados (com prefixos diferentes para as tabelas), cada uma com sua URL diferente.

Mas também é possível ter várias instalações de WordPress Multi-site na mesma URL, funcionando basicamente como o exemplo acima, mas só que múltiplos subdomínios ou subpastas também podem ser diferentes WordPress multi-site, mas compartilhando a mesma instalação e o mesmo banco de dados.

Assim temos vantagens e desvantagens em cada um dos modelos.

About Francisco Mat

Sou utilizador do WordPress em meus sites e entendo as necessidades dos meus clientes de uma maneira diferenciada, a utilização como usuário final, somada a minha experiência como programador e formação como administrador (UNESP-Araraquara 2010), com passagens pelos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FATEC-SP, 2013) e mestrado em Administração FEA/USP (2014-2016) me faz encontrar soluções diversificadas e utilizações criativas do WordPress. Programador desde 2003, participei de mais de 160 projetos documentados, desde empreendimento pessoais a importantes clientes do mercado. Hoje atuo como programador em tempo integral e dedico horas livres para projetos de educação, como criação de cursos e palestras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *