Explorando "post type" com dois plugins completos

O WordPress lança funcionalidades novas a cada versão, as vezes é muito difícil acompanhar essas mudanças, muita gente ainda não conhece uma funcionalidade incrível que foi lançada recentemente, os tipos de post customizados (custom post type). Os autores tem muitas opções para organizar seus posts, categorias e tags resolvem quase todo pepino, não deixando nada a desejar, então para que serve os tipos de posts?

Do ponto de vista de um autor que precisar falar de vários assuntos diferentes no mesmo WordPress, por exemplo, treinos de corrida, horta caseira e administração de empresas, essa nova funcionalidade pode ajudar a organizar o conteúdo, separando cada assunto em seu próprio blog. O leitor ia ficar bem confuso se no mesmo blog encontrasse tantos assunto, mesmo estando super organizado em categorias.

Na verdade essa é um demanda que faz mais sentido do ponto de vista dos desenvolvedores, já que vários plugins utilizam posts customizados para não bagunçar o banco de dados do WordPress, assim quem cria plugins tem uma opção extra para trabalhar com o banco de dados, sem o bagunçar, mas mesmo autores de blogs podem a utilizar para escrever sobre vários assuntos.

O próprio WordPress já utiliza essa funcionalidade no seu core, você sabia que páginas são posts? Porém são um tipo de post exclusivo, denominados páginas, no banco de dados do WordPress estão posts e páginas juntos na mesma tabela.

Plugin Custom Content Type Manager

um blog novo no menu
um blog novo no menu

Para trabalhar com essa funcionalidade sem alterar o código-fonte do seu tema existe a opção de utilizar o plugin Custom Content Type Manager, que permite adicionar e editar post types facilmente.

Para criar um tipo de post utilizando este plugin  é muito simples, após a instalação você pode escolher o nome e um ícone para seu tipo de post e um menu aparece no painel, como na imagem ao lado. Assim você tem um novo blog dentro do WordPress, é aberto no menu um item novo, igual ao dos posts.

adicionando um post customizado
adicionando um post customizado

A tela para adicionar um post é parecida com a padrão, mas sem categorias e tags, como você pode ver na imagem ao lado. Para quem precisa criar um blog novo e está com pressa esse plugin ajuda muito, como no caso de um cliente que tem um game usando o WordPress e utilizou post type para as atividades que os jogadores precisam cumprir.

Plugin Post Type Switcher

mudando tipo de post
mudando tipo de post

A última dica é o plugin Post Type Switcher, com ele é possível trocar o tipo de um post, uma caixinha de seleção aparece no menu de edição, que permite alterar facilmente o tipo do post. Se você quer, por exemplo, transformar um Post em Página.

 

WordPress MU x custom post yype
O que vale mais a pena, habilitar o WordPress MU e criar novos blogs ou utilizar estes plugins? Na minha opinião, ativar o MU é mais trabalhoso, mas tenha em mente que o custom post types é bem limitado, essa funcionalidade é boa para organizar o conteúdo, ainda mais em alguns casos quando já se tem um blog e não quer misturar os posts. Do ponto de vista do desenvolvedor é ainda mais importante para deixar o banco de dados organizados.